terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Organize a rotina do seu filho

A paz do Senhor!!!

A palavra rotina não deve estar ligada à disciplina rígida e não pode ser estabelecida de forma severa. A pedagoga Sandra Dias Costa explica que a definição de horários e compromissos deve ser feita com afetividade e flexibilidade, de forma que a criança sempre se sinta em um ambiente organizado e possa entender que a rotina pode ser modificada. “Muitas crianças têm agendas cheias de atividades que nem sempre são desejadas. A família precisa conversar e se organizar. Todos devem falar a mesma língua, lembrando que o exemplo dos pais vale muito”, diz.

Quais são as rotinas diárias do seu filho(a)? Se a ideia de estabelecer rotinas parece sufocante, pense nisto: elas podem proporcionar mais tempo livre, porque ajudam as crianças (e você também) a administrar melhor o tempo, faz com que as crianças se sintam mais seguras por saber o que as espera (e o que espera delas) e as coisas ficam mais fáceis para você, porque acontecem automaticamente: você não precisa ficar planejando cada passo. 

Separei algumas ideias para estabelecer rotina:
Procure criar horários mais ou menos fixos para as coisas mais importantes: a soneca , as refeições, a hora de ir para a escola. A criança se sente mais segura (e mais conformada) com a rotina.

Rotina matinal
- Leve as crianças para a escola sempre no mesmo horário.
- Se for muito difícil acordar seu filho de manhã, tente acordá-lo com alguma brincadeira, como fazer cócegas nos pés ou tocar a música preferida deles bem alto, eles vão acordar rapidinho.
- Seu filho não desgruda da televisão de manhã? Tente desligá-la vinte ou trinta minutos antes da hora de sair (ou nem ligue).
- Faça uma lista de afazeres matinais e ponha-a em local bem visível enquanto as crianças se vestem.
Rotina para relaxar
- Assim como nós adultos, as crianças precisam de tempo para relaxar depois de um dia movimentado. Então dê tempo a elas para fazer um lanchinho, ver TV, brincar no computador ou brincar com um amiguinho. Mas atenção: se os deveres da escola e de casa não estão sendo feitos, você precisa estipular horários específicos para essas atividades.
- Programe, um período para fazer a lição de casa.

Rotina da hora de dormir
- É muito importante pra você e para a criança dormir o suficiente. Carência de sono é uma das principais causas do cansaço diurno e está associada ao mau desempenho escolar.
- Crie o hábito de fazer seus filhos dormirem sempre no mesmo horário todas as noites.
- Depois do jantar, reserve algum tempo para atividades mais tranquilas como ler, pintar, fazer a lição de casa ou ver TV.
- Para a criança ficar relaxada, conte uma história para ela antes de dormir, ou se quiser cante uma canção e dê muito carinho.
- Estabeleça uma hora de “apagar as luzes” e insista nisso.
De mãe para mãe
"Às vezes não estou com criatividade nem paciência para inventar uma história, e aí começo a contar casos da nossa vida mesmo, como se fosse uma historinha: 'Era uma vez o papai que conheceu a mamãe, e eles começaram a passear juntos. Um dia foram morar na mesma casa e a barriga da mamãe começou a crescer...' assim por diante. Meu filho adora e percebe que estamos falando da gente mesmo!" 

Um beijo no coração e fique com Deus!!!
Sany Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário