terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Atividades de Estimulação para Trabalhar com Bebês de 4 à 12 Meses

A proposta de estimulação divide-se por faixa etária:
Quatro meses
1) Brincar no colo de serra , serra, serrador, a partir da posição quase sentada, frente a frente com o bebê;
2) Segurar o chocalho com a mão, para balançar e produzir barulho;
3) Dar mordedor e brinquedos para que a criança possa levar até a boca;
4) Facilitar brincadeiras para usar os dedos das mãos e manipular os objetos;
5) Conversar com o bebê frente a frente, dar um tempo para ele retribuir esta conversa com sorriso;
6) Brincar de esconde-esconde.

        Cinco meses
1) Segurá-lo pelas axilas e colocar o bebê em pé;
2) Dar brinquedos para que o bebê possa segurar com a mão;
3) Brincar com as mãos, com cubos e caixinhas;
4) Rolar usando  colchonete como auxílio;
5) Dar mordedor;
6) Estimular a bater palmas;
7) Cantar para o bebê e conversar muito com ele.

Seis meses
1) A partir da posição lateral, favorecer o rolar, fazendo o bebê seguir um objeto;
2) Favorecer o “nadar a seco”, de barriga para baixo;
3) Sentar em volta de almofadas, dentro de uma boia, manter as costas do bebê sempre apoiada;
4) De bruços flexionar e esticar os cotovelos;
5) Com leve apoio colocar o bebê sentado;
6) Dar um brinquedo para que 
o bebê passe de uma mão para outra;
7) Oferecer um brinquedo para a criança. Se estiver segurando um ela o soltará e pegará o outro brinquedo;
8) Esconder brinquedos embaixo de um pano para que 
o bebê o procure;
9) Colocar uma fralda na cabeça ou se esconder para que 
o bebê ache a mamãe ou o papai;
10) Colocar a criança frente ao espelho e fazer desaparecer;
11) Fazer com que a criança busque brinquedos com o movimento de arrastar-se. 

                Sete meses
1) Dar objetos adequados para a criança brincar na água na hora do banho;
2) Fazer caretas para o bebê imitar;
3) Dar dois brinquedos para criança bater um no outro;
4) Segurar o bebê em pé, estimular o pula pula;
5) 
Brincar de dentro e fora de uma caixa de papelão (entrar e sair, sentar, jogar brinquedos dentro e fora, etc).

Oito meses
1) Colocar o bebê sentado, para brincar;
2) Colocar o bebê sentado de lado, de forma a facilitar passar para a posição sentado sozinho;
3) Colocar brinquedos a sua frente a fim de motivá-lo a alcançar os mesmos;
4) Brincar com caixas grandes de brinquedos;
5) Mostrar para o bebê um brinquedo grande, em seguida esconder atrás das costas, pedir para ele procurar;
6) Dar uma xícara de plástico e uma colher na mão da criança para brincar;
7)
Beijar o bebê e dar o seu rosto para ele beijar.

       Nove meses
1) Estimular a criança a engatinhar jogando uma bola para ir buscar;
2) Dar um brinquedo com cordinha, para que puxe e levanta;
3) Esconder um brinquedo na mão para que procure;
4) Dar brinquedos com furinhos para enfiar o dedo;
5) Dar biscoito para que tente comer sozinho;
6) Dar potinhos para tentar colocar a tampa.

Dez meses
1) Deixar a criança engatinhar livremente;
2) Ensinar a criança a dar “ tchau”;
3) Estimular a criança a falar frente ao espelho;
4) Pedir “ dá um brinquedo”, estender a mão e esperar a criança entregá-lo;
5) Perguntar :“Onde está a mamãe”? “ Onde está o cachorro?”;
6) Dar caixas e potes para a criança encher e tirar objetos;
7) Deixar a criança encher e tirar uma caixa de brinquedos, para que perceba quando está cheia ou vazia;
8) Dar carrinhos para a criança empurrar.

Onze meses                                                  
1) Colocar potes para empilhar;
2) Na hora da refeição dar uma colher para a criança segurar;
3) 
Dar uma colher na mão para a criança segurá-la, enquanto é alimentada.

           Doze meses
1) Deixar o bebê tentar comer sozinho, mesmo que derrame a comida;
2) Oferecer diversas caixas, de diversos tamanhos e pedir que encaixe uma dentro da outra;
3) Estimular a pegar com as próprias mãos os alimentos;
4) Dar prendedores de roupas para a criança brincar de prender;
5) Deixar que brinque com revistas velhas, pedir que corte e amasse com as mãos;
6) 
Facilitar o andar, segurando a criança pelas mãos;
7) Contar histórias, mostrando figuras.

→ Orientações didáticas:

 - A música e o movimento devem estar sempre presentes, estimular, cantando sempre, trazendo objetos coloridos e atraentes é uma boa dica.

- Tenha uma caixa grande com sucatas como: potes e caixas de tamanhos diversos.

- Uma outra dica é ter uma caixa colorida para a hora da história, nesta caixa ter fantoches, bichinhos de pelúcia, carrinhos/bonecas etc.

Ter carinho e muito amor é o essencial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário